Cirurgia Cardiovascular Cardíaca

A cirurgia cardiovascular engloba o tratamento das cardiopatias congênitas, das doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas, da fibrilação atrial e da insuficiência cardíaca.

 

Para mais informações: Ligue (67) 3272-3324

Serviço Cirurgia Cardiovascular Cardíaca

O coração funciona como uma bomba muscular, promovendo o fluxo de sangue para todo o corpo. Como outros músculos, ele necessita receber um bom suprimento de nutrientes e oxigênio, o que ocorre através das artérias coronárias.

As coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, sendo, portanto, de fundamental importância para o funcionamento do coração. Há três principais coronárias, que vão se subdividindo em ramos menores, semelhante a um tronco de árvore e seus galhos, cobrindo assim todo o coração.

A doença arterial coronariana é um tipo de doença cardíaca que provoca um fornecimento inadequado de sangue ao músculo cardíaco – uma condição potencialmente danosa, que pode desencadear infarto, arritmias e insuficiência cardíaca.

Ela é causada por acúmulo de gordura – além de colesterol, também há cálcio e outros células do sangue – no interior dos vasos, formando as chamadas placas ateroscleróticas.

Com o tempo, esses depósitos podem ir aumentando, tornando as coronárias rígidas e irregulares, provocando um estreitamento e até obstruindo-as, resultando, neste caso, em infarto.

Este processo danoso pode acontecer em um único ponto de um determinado vaso e também variar até formas mais graves, acometendo várias coronárias, com múltiplas localizações numa mesma artéria.

Sintomas

A doença evolui ao longo de muitos anos, quase sempre silenciosa nos estágios iniciais. Com o passar do tempo, as obstruções vão se tornando mais intensas e mais graves, momento em que frequentemente aparecem os primeiros sintomas.

A apresentação desta doença pode variar muito de pessoa para pessoa, porém os sintomas mais recorrentes são:

  • Desconforto ou dor no peito (que pode irradiar para braços e/ou pescoço)
  • Falta de ar
  • Fadiga desproporcional aos esforços
  • Mal-estar
  • Náuseas

É comum os sintomas de doença coronariana serem confundidos com alterações digestivas ou queimação no estômago. Dor e desconforto torácico também podem ser percebidos no braço, ombro, pescoço ou mandíbula.

Fatores de Risco

Com o passar dos anos, é natural que ocorra envelhecimento das artérias coronárias, porém alguns fatores podem acelerar este processo:

  • Histórico familiar de doença cardíaca
  • Tabagismo
  • Pressão arterial alta
  • Alto colesterol LDL “mau” e baixo colesterol HDL “bom”
  • Diabetes
  • Estar acima do peso ou obeso
  • Sedentarismo
  • Diagnóstico

Com base na história detalhada da vida do paciente, sintomas, fatores de risco, hábitos e estilo de vida e exame físico, o médico poderá optar por realizar exames complementares, tais como:

  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Teste Ergométrico em Esteira
  • Cintilografia de Perfusão Miocárdica
  • Angiotomografia de Coronárias
  • Ressonância Magnética Cardíaca
  • Cateterismo
  • Opções de tratamento

O tratamento desta grave doença inicia-se com medidas que só o próprio paciente pode fazer: mudanças no estilo de vida! Neste contexto, alimentação saudável e exercícios físicos regulares são fundamentais. Entretanto algumas vezes essas atitudes não são suficientes para o completo tratamento e redução dos efeitos maléficos das obstruções nas artérias, podendo ser necessária a realização de angioplastia com stent e/ou de cirurgia de revascularização miocárdica (pontes de safena), conforme a gravidade da doença e características pessoais do paciente.

Objetivos

A cirurgia cardiovascular engloba o tratamento das cardiopatias congênitas, das doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas, da fibrilação atrial e da insuficiência cardíaca.

Já o tratamento das doenças da aorta e seus ramos – como aneurismas, dissecções e obstruções – envolve cirurgia tradicional e procedimentos híbridos, associando cirurgia ao uso de stents.

Outro procedimento relevante é a cirurgia das valvas cardíacas acometidas por doenças reumáticas, congênitas, infecciosas ou degenerativas. Ele é realizado com técnicas de plastia ou pela substituição da valva por próteses, o que garante um resultado eficiente e duradouro.

Outros serviços

Estimulação Cardíaca Artificial/Marcapasso

O marcapasso é um equipamento eletrônico que monitora constantemente o ritmo cardíaco, estimulando initerruptamente o coração desde que sua frequência cardíaca espontânea seja menor que a programada

Consultas Cardiológicas

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Cirurgia Cardiovascular Cardíaca

A cirurgia cardiovascular engloba o tratamento das cardiopatias congênitas, das doenças das artérias coronarianas, da aorta e seus ramos, das valvas cardíacas, da fibrilação atrial e da insuficiência cardíaca

Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino.

Ginecologia

A ginecologia é a prática da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas

Endocrinologia

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.

Seu tratamento começa aqui

Flexibilidade para urgencias e tratamentos.

Ligue — (67) 3272-3324

O melhor em assistência em Saúde é a nossa missão

Unidade de atendimento em Campo grande, Sidrolândia e Terenos

(67) 3272-3324

contato@cardiocd.com.br

R. Distrito Federal, 581 - Centro, Sidrolândia - MS, 79170-000

Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá, em que posso ajudar? Gostaria de marcar uma consulta?